Ads 468x60px

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Projeto IZP na Folia estreia 5ª edição nesta segunda-feira, com resgate de tradições


Programa vai ao ar, simultaneamente, pelas rádios Educativa FM e Difusora AM até 13 de fevereiro, das 8h30 às 10 horas.


O projeto IZP na Folia chega à sua 5ª edição com a estreia, nesta segunda-feira (26), do programa de rádio, que leva o mesmo nome do projeto, indo ao ar até 13 de fevereiro, das 8h30 às 10 horas, simultaneamente pela Educativa FM e Difusora AM, com apresentação do jornalista Marcos Guimarães.  A iniciativa é uma realização do Instituto Zumbi dos Palmares com apoio da Secretaria de Estado da Comunicação.


O IZP na Folia tem como objetivo dar visibilidade aos costumes e tradições do povo alagoano, envolvendo e incentivando a discussão para o fortalecimento do carnaval, e abrindo espaço para os músicos, compositores, produtores culturais, grupos e blocos carnavalescos da terra. Configurando-se também como um espaço de debate e reflexão sobre o Carnaval alagoano.


O programa IZP na Folia contará ainda com a 2ª edição do quadro “Alagoas de tradições e ritmos” em formato de radiodocumentário destacando aspectos históricos dos nossos carnavais. A iniciativa mescla música e depoimentos. Nesta edição serão exibidos oito inéditos e sete reapresentações da edição de 2014. Entre os inéditos estão: Maestro Manuelzinho; Seresteiros da Pitanguinha; os blocos Turma da Rolinha, Vulcão, Maluco Beleza e Concentra, mas não sai; o Carnavalesco Gil Lopes terá sua história contada na atração e uma homenagem especial aos foliões Pedro Tarzan, Miss Paripueira, Setton Neto, Moleque Namorador, Major Bonifácio, Rás Gonguila, e Romeu Loureiro, falecido recentemente. Serão reapresentados, de 2014, os radiodocumentários sobre Blocos Filhinhos da Mamãe; Pinto da Madrugada; Casa Azul; Jaraguá Folia; Maestros Alagoanos; Compositores alagoanos e Bailes de Carnaval.


Participam do programa de estreia Eduardo Lyra, do Pinto da Madrugada, Alfredo Gazzaneo, dos Seresteiros da Pitanguinha, Paulo Martins, da Turma da Rolinha, e o Comodoro do Iate Clube Pajuçara, Moacyr Albuquerque. 


Institucionais - Também fazem parte do projeto IZP na Folia a veiculação de hinos e sambas-enredos dos blocos e escolas de samba durante a programação das rádios Educativa e Difusora; a divulgação de Agenda Cultural da TVE Alagoas com informações sobre os locais de folia espalhados pelo Estado. Além dos institucionais “IZP na Folia: Dicas da Caralâmpia”, com a personagem alertando os pais sobre os cuidados que devem tomar com os foliões mirins.


O projeto conta ainda com ações na internet com a fanpage do projeto www.facebook.com/IZPnaFolia e o blog www.izpnafolia.com.br, onde é possível encontrar vídeos, fotografias, textos e áudios dos programas e institucionais da edição atual e anteriores, além de versões online das exposições “Alagoas de Tradições e Ritmos” de 2013 e 2014.