Ads 468x60px

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

IZP lança 4ª edição de projeto sobre tradições carnavalescas

Iranei Barreto
As cores, ritmos e tradições carnavalescas de Alagoas ganham destaque na programação das emissoras do Instituto Zumbi dos Palmares a partir desta quarta-feira, 12, com o projeto IZP na Folia, em sua 4ª edição, envolvendo programas especiais, institucionais, transmissões das previas e do carnaval, além do lançamento da 2ª edição da exposição Alagoas de Tradições e Ritmos, que ficará em cartaz no Espaço Cultural Linda Mascarenhas e no Maceió Shopping.

Dentre as ações do projeto, o programa de rádio IZP na Folia, que estreia nesta quarta-feira às 8h30, simultaneamente pela Educativa FM e Difusora AM, apresentado pelo jornalista Marcos Guimarães. O objetivo é o de dar visibilidade aos nossos costumes e tradições, envolvendo e incentivando a discussão para o fortalecimento do carnaval, e abrindo espaço para os nossos músicos, compositores, produtores culturais, grupos e blocos carnavalescos.

O programa traz ainda 12 radiodocumentários destacando aspectos como a história dos bailes de carnaval, os blocos Filhinhos da Mamãe e Pinto da Madrugada, e a prévia Jaraguá Folia. Contará ainda com edições ressaltando a importância dos grupos de maracatu e afoxé, peculiaridades dos bois de carnaval e escolas de samba de Maceió, a tradição da Casa Azul, do jornalista Ronaldo Araújo e do artista plástico Denis Matos, o carnaval na Capital e homenagem especial ao artista plástico Achiles Escobar.

Exposição- Em sua 2ª edição, a exposição Alagoas de Tradições e Ritmos conta este ano com duas montagens, sendo uma no Espaço Cultural Linda Mascarenhas, do IZP (ao lado do CEPA), no período de 12 de fevereiro a 14 de março; e outra, no Maceió Shopping, que ficará em cartaz de 11 de fevereiro a 6 de março. Ambas destacam as principais manifestações carnavalescas por meio de acervo fotográfico de antigos e atuais carnavais; telas de artistas alagoanos com recortes de festejos momescos; máscaras e fantasias; e exibição de documentários realizados pela TVE Alagoas e do cineasta Pedro da Rocha. As exposições contam com acervos distintos e os foliões anônimos também poderão participar levando suas fotografias para um dos endereços ou para ambos. As exposições contam com a assinatura do artista plástico Persivaldo Figueirôa.

No Linda Mascarenhas, a exposição homenageará 14 ícones do nosso carnaval, dentre eles os foliões Moleque Namorador; Rás Gonguila, Pedro Tarzan, Miss Paripueira e Setton Neto. Os compositores Jararaca, Jucá Santos, Edécio Lopes e o maestro Manezinho; os incentivadores culturais Marcial Lima e Major Bonifácio; o artista plástico Achiles Escobar; e as figuras míticas e emblemáticas Mamãe, dos Filhinhos da Mamãe, e a Mulher da Capa Preta.  As exposições ganharão ainda versões virtuais com vídeo, catálogo e álbum fotográfico neste site.

Institucionais– Também faz parte do projeto IZP na Folia a veiculação de hinos e sambas-enredos dos blocos e escolas de samba durante a programação das rádios Educativa e Difusora; a divulgação de Agenda Cultural da TVE Alagoas com informações sobre os locais de folia espalhados pelo Estado. Além dos institucionais “Histórias de Carnaval”, que este ano busca casais que se conheceram durante o carnaval e permanecem juntos até hoje; E o “IZP na Folia: Dicas da Caralâmpia”, com a boneca ou personagem alertando os pais sobre os cuidados que devem tomar com os foliões mirins. Além disso, a estreia do institucional “Alagoas de Tradições e Ritmos”, uma extensão da exposição que irá contar a história dos homenageados na amostra também no rádio. 

Pelo quarto ano consecutivo, o projeto IZP na Folia fará a transmissão das prévias carnavalescas  do Jaraguá Folia, Pinto da Madrugada e Turma da Rolinha. Para isso, contará com estandes nos locais dos eventos como suporte para as equipes de rádio e TV do Instituto. A novidade fica por conta da cobertura do carnaval em Maceió, pelas emissoras do IZP.  

O IZP na Folia é uma realização do Instituto Zumbi dos Palmares, em parceria com a Fundação de Ação Cultural (FMAC), da Prefeitura de Maceió e Secretaria de Estado da Comunicação. O projeto conta com o apoio do Maceió Shopping e Turma da Rolinha.