Ads 468x60px

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

IZP apoia manifestações carnavalescas do Estado

Iniciativa envolve programa de rádio, cobertura das prévias e exposição inédita sobre o carnaval de Alagoas.   

Iranei Barreto
O Instituto Zumbi dos Palmares (IZP) inicia nesta segunda-feira mais uma edição do projeto IZP na Folia, em apoio às manifestações culturais que acontecem no período carnavalesco.  A iniciativa envolve todas as emissoras educativas e o Espaço Cultural Linda Mascarenhas. O lançamento da 3ª edição do projeto acontece com o inicio de uma série de programas de rádio, das 8 às 9h30 pela Educativa FM, e das 13 às 14h30 pela Difusora de Alagoas.

Também faz parte do projeto a exposição inédita “Alagoas de Tradições e Ritmos”, que entra em cartaz também nesta segunda  no Espaço Cultural Linda Mascarenhas. Excepcionalmente nesse dia as duas emissoras de rádio irão transmitir o programa simultaneamente, às 8 da manhã.

O IZP na Folia faz parte do Projeto de Apoio às Manifestações Culturais de Alagoas promovido pelo Instituto Zumbi dos palmares (IZP), que tem como principal objetivo o resgate, a valorização, o fomento e a difusão das manifestações culturais que ressaltam em quatro eventos ou períodos em nosso Estado: o carnavalesco (IZP na Folia), o junino (IZP no São João de Alagoas), a Bienal Internacional do Livro de Alagoas (IZP na Bienal) e o Mês da Consciência Negra (IZP no Mês da Consciência Negra).
Mobilização essa, envolvendo as emissoras do Sistema Público de Comunicação de Alagoas, a Rede de Rádios Educativas FM (Maceió, Arapiraca e Porto Calvo), Rádio Difusora de Alagoas (AM), TV Educativa de Alagoas (TVE), além do Espaço Cultural Linda Mascarenhas (teatro e galeria). Dentre as ações, está a veiculação de programas especiais nas rádios, exibição de institucionais nas rádios e TV, realização de registros e coberturas de manifestações culturais através da TV e rádios, e exposições, intervenções urbanas e utilização de estandes, blog e vídeos.

IZP NA FOLIA 2013 - O IZP realiza agora em 2013 a 3ª edição do projeto IZP Na Folia, visando incentivar e dar visibilidade às manifestações carnavalescas que ocorrem em nosso Estado, a exemplo das prévias e dos bailes de carnaval, apoiando assim os grupos, blocos, idealizadores, artistas e organizadores responsáveis por essas e outras iniciativas culturais.
Como parte da iniciativa, as emissoras do IZP veicularão agora em janeiro e fevereiro de 2013 edições especiais, spots para as rádios, institucionais para as TVE, hinos e sambas-enredos, além da cobertura ao vivo dos eventos Jaraguá Folia, Pinto da Madrugada e Turma da Rolinha.
O programa de entrevistas e musical, pela Educativa e Difusora, contará com 15 edições, cada uma tratando de um tema específico, indo ao ar no período de 21 de janeiro a 08 de fevereiro de 2013. A apresentação é do jornalista Marcos Guimarães, que nesta edição contará com o reforço dos convidados especiais Edmilson Vasconcelos e Emmaneul Fortes. A produção é da Ascom/IZP, produção musical de Givaldo Kleber, trabalhos técnicos de Edson Silva, colaboração de Isaac Neves e Bruno Menezes.

A exposição Alagoas de Tradições e Ritmos” fica em cartaz no período de 21 de janeiro a 28 de fevereiro, no Espaço Cultural Linda Mascarenhas, aberta à visitação pública das 8 às 16 horas. A curadoria é do artista plástico Persivaldo Figueirôa e conta com imagens fotográficas de alguns blocos de carnaval de Alagoas e da Liga de bumba-meu-boi de Maceió.

Também farão parte da exposição o boneco do radialista Edécio Lopes, bumba-meu-boi, máscaras, fantasias e obras dos artistas plásticos Aquiles Escobar, Salles Tenório, Gil Lopes, Lula Nogueira, Gustavo Lima, Beta Bastos, Persivaldo Figueirôa, José Acioli, Sandra Neves, Gicelia Sampaio, Gorete Brandão, J. Vanderson, Adriana Jardim, Sandra Neves, Rosivaldo Reis, Viviane Duarte, além de uma obra do artista falecido Rosival Lemos e um quadro de autor desconhecido encontrado pelo carnavalesco Gil Lopes.

As emissoras do IZP também atuarão cobrindo os eventos Jaraguá Folia, na sexta-feira 01 de fevereiro e Pinto da Madrugada e Turma da Rolinha, no dia seguinte, com estandes com estúdios para o trabalho dos profissionais de rádio e TV que estarão envolvidos.

“O objetivo não é outro senão o de incentivar essas manifestações culturais, apoiando os idealizadores, os artistas, os blocos e toda e qualquer iniciativa que contribua efetivamente para o fortalecimento e engrandecimento do nosso carnaval”, observa o jornalista Marcelo Sandes, diretor presidente do IZP. “Todos estamos mobilizados nesse sentido, as rádios Educativas, a Difusora, a TVE, o Linda e as equipes de servidores já escaladas para atuar nesse projeto”, ressalta. Uma versão virtual da exposição, e toda a cobertura fotográfica e audiovisual de todas as edições do projeto estarão disponível no blogizpnafolia.blogspot.com.