Ads 468x60px

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Exposição sobre carnaval alagoano segue em cartaz até quinta





Iranei Barreto
Os admiradores das manifestações carnavalescas alagoanas têm até esta quinta-feira (28) para conferir a exposição “Alagoas de Tradições e Ritmos”, em cartaz no Espaço Cultural Linda Mascarenhas, das 08h às 16 horas.  A mostra conta com fotografias, máscaras, fantasias, telas, entre outras obras, reunidas num só local. A iniciativa é mais uma realização do Instituto Zumbi dos Palmares com o objetivo de dar visibilidade às expressões culturais do Estado. A curadoria é de Persivaldo Figueirôa.

O bumba-meu-boi Gavião, do Vale do Reginaldo, e o Bicho do Jaraguá também estão expostos. O ambiente conta com fundo musical com marchinhas, frevos, hinos e canções de compositores alagoanos. A iniciativa inédita é parte integrante do Projeto IZP na Folia, que inclui programação especial voltada ao tema através das emissoras do Instituto – Difusora AM, Educativa FM e TV Educativa de Alagoas.

Participam da mostra os artistas plásticos Achiles Escobar, Salles Tenório, Gil Lopes, Lula Nogueira, Gustavo Lima, Beta Bastos, Persivaldo Figueirôa, Acioli Júnior, Adriana Jardim, Rosivaldo Reis, Gorete Brandão, Gilberto de Tatuamunha, além de uma obra dos artistas falecidos Rosival Lemos e Edgar Bastos, e um quadro de autor desconhecido encontrado pelo carnavalesco Gil Lopes.

A mostra conta ainda com exposição fotográfica dos blocos carnavalescos Já Fui Bom Nisso e Ainda Sou, do SESC-AL, Turma da Rolinha, Maracatu Baque Alagoano, Filhinhos da Mamãe, Giz e Pó: Alegria Só, da Seresta da Pitanguinha e do Jaraguá Folia e da Liga dos Bumba- Meu-Boi de Alagoas.

Virtual- A exposição Alagoas de Tradições e Ritmos ganhou também uma versão virtual, que pode ser acessada através do blog do projeto IZP na Folia, AQUI. 


Quem acessar o blog vai poder conferir um pouco do que está em exposição. A versão virtual conta com catalogo online, vídeo e imagens fotográficas. O Projeto Gráfico é de Bruno Menezes, imagens e vídeo de Isaac Neves.