Ads 468x60px

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Veja as fotos do 11º programa IZP na Folia

No 11º programa de 2013, o IZP na Folia teve a participação dos profissionais do rádio que cobriram as prévias carnavalescas de Maceió. Na manhã desta segunda-feira, locutores e repórteres que participaram da transmissão ao vivo do Jaraguá Folia, do Pinto da Madrugada e da Turma da Rolinha, falaram sobre suas impressões. Também falaram organizadores dos eventos, por telefone. Clique aqui para acessar a galeria. 

IZP na Folia reforça carnaval de Alagoas com programa de auditório


O palco do Teatro Linda Mascarenhas abriu ‘alas’ e suas cortinas pelo terceiro ano consecutivo para o carnaval e a cultura de Alagoas passarem.

por Wellington Santos e Iranei Barreto

Com adornos de confetes, máscaras e serpentinas no programa de auditório montado nesta sexta-feira (1º), o IZP na Folia, do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP), sob o comando do jornalista Marcos Guimarães, brindou os ouvintes com o ‘desfile’ de pérolas do cancioneiro popular da época momesca, como marchinhas, frevos, sambas, batuques e maracatus que continuam vivos na memória dos foliões alagoanos.

O programa foi transmitido ao vivo, diretamente do Linda Mascarenhas, com direito a público na plateia, banda de frevo e participação especial de artistas, produtores culturais e integrantes de blocos carnavalescos. A atração foi transmitida simultaneamente pela Rede Educativa FM (Maceió, Arapiraca e Porto Calvo) e Rádio Difusora de Alagoas.

Esta edição do programa de auditório ao vivo levou ao palco os Seresteiros da Pitanguinha, a Orquestra Filarmônica Raul Ramos, de Pilar, passistas, além da participação de servidores do Instituto e de foliões que desfilarão nas prévias carnavalescas de Jaraguá e Maceió Folia, no fim de semana.

“Este ano, o IZP na Folia trouxe como novidade a exposição ‘Alagoas de Tradições e Ritmos’, em cartaz no Linda Mascarenhas até o próximo dia 28 de fevereiro, além da extensão do programa na semana que antecede o carnaval”, informa o jornalista Marcelo Sandes, diretor-presidente do IZP.

A exposição é aberta ao público das 8h às 16h. Sandes explica que a mostra traduz as manifestações carnavalescas de Alagoas por meio de alegorias, máscaras, imagens e da visão de 14 artistas plásticos que estão com suas obras temáticas expostas.

Contribuição

Em meio à animação e entoação de marchinhas com viés de um carnaval romântico e sátiras políticas no auditório do Linda Mascarenhas nesta terceira edição do IZP na Folia, o médico Emanoel Fortes, um dos coordenadores do grupo musical Seresteiros da Pitanguiinha, ressaltou a importância da iniciativa.

“O poder público, através do IZP, tem dado nesses três anos consecutivos uma contribuição imensurável a Alagoas por meio desse debate para a discussão do ressurgimento e preservação da nossa cultura, trazendo à tona todas as vertentes e matizes do carnaval”, destacou o médico folião.

Além de toda a programação, o projeto do IZP na Folia conta ainda com um blog onde é possível ter acesso a todos os acontecimentos das edições anteriores e atual por meio de imagens, vídeos e gravações.

Brevemente, os foliões de outros estados também vão poder conferir a exposição “Alagoas de Tradições e Ritmos”, que terá uma versão virtual, também no blog, que poderá ser acessado através do endereço www.izpnafolia.blogspot.com.br.
 
Como extensão da programação, o IZP também fará a cobertura ao vivo das prévias através das Rádios Educativas e Difusora, além da TV Educativa, que fará gravações para programas especiais e flashs dos locais onde os eventos estarão sendo realizados. As transmissões têm início já nesta sexta-feira (01), a partir das 20h, no Jaraguá Folia, e no dia seguinte, com o Pinto da Madrugada e a Turma da Rolinha, a partir das 10h.

Outro viés da campanha é a veiculação dos institucionais “IZP na Folia: Histórias de Carnaval”, com a participação de foliões e incentivadores do carnaval alagoano.

“O IZP é hoje em Alagoas um grande prestador de serviço e um referencial da expansão da nossa cultura, que tem proporcionado programa de auditórios como este, entrevistas com os representantes de blocos, escolas de samba e todos aqueles que contribuem para a preservação desta festa popular”, completou o professor Eraldo Ferraz, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e representante de um dos blocos presentes no IZP na Folia.

Escolas de samba e carnaval do interior são assuntos do IZP na Folia






O programa vai ao ar pela Rede de Rádios Educativa FM (Arapiraca, Porto Calvo e Maceió), às 8horas, com reapresentação a partir das 13 horas pela Difusora AM.


A 12º edição do programa IZP na Folia 2013 vai discutir a situação das escolas de samba de Maceió. Participam desta edição Nivaldo Santana, Presidente da Liga das Escolas de Samba de Maceió, além de representantes das agremiações. O programa vai ao ar nesta terça-feira (05) pela Rede de Rádios Educativa FM (Arapiraca, Porto Calvo e Maceió), às 8horas, com reapresentação a partir das 13 horas pela Difusora AM.

O IZP na Folia traz ainda informações sobre a programação de carnaval que deverá acontecer  no interior do estado. 

IZP na Folia 2013- O programa IZP Na Folia está em sua 3ª edição e tem como principal objetivo incentivar e dar visibilidade às manifestações carnavalescas que ocorrem em nosso Estado, a exemplo das prévias e dos bailes de carnaval, apoiando assim os grupos, blocos, idealizadores, artistas e organizadores responsáveis por essas e outras iniciativas culturais.

O programa conta com 15 edições, cada uma tratando de um tema específico, indo ao ar no período de 21 de janeiro a 08 de fevereiro de 2013. A apresentação é do jornalista Marcos Guimarães, produção da Ascom/IZP, produção musical de Givaldo Kleber, trabalhos técnicos de Edson Silva, colaboração de Isaac Neves, Bruno Menezes. O IZP na Folia tem o apoio da Secretaria de Estado da Comunicação, bloco Turma da Rolinha e Ornato Box. Toda a cobertura fotográfica e audiovisual de todas as edições do IZP na Folia estarão disponível no blog izpnafolia.blogspot.com.

Grupos carnavalescos se apresentam em edição especial do IZP na Folia






 A edição especial desta sexta-feira (01), que aconteceu no teatro Linda Mascarenhas, contou com a apresentação de grupos de batuque e orquestra, performance com frevo e convidados especiais.

Ingryd Farias

O programa IZP na Folia desta sexta-feira (01), aconteceu diretamente do auditório do Teatro Linda Mascarenhas. O programa deu espaço à todos os envolvidos na cultura e no carnaval de Alagoas e a transmissão contou com a presença de vários artistas e convidados.

O grupo Seresteiros da Pitanguinha participou mais uma vez da edição, e levou a orquestra Filarmônica, de Pilar, para tocar e animar o programa. O grupo Batuque Yá também se apresentou e mostrou a força feminina dos batuques. Além deles o dançarino Gin Santos fez uma performance representativa da exposição Alagoas de Tradições e Ritmos.

Ainda no programa, a secretária de Turismo de Maceió, Claudia Pessôa, prestigiou e falou sobre a iniciativa. “É um projeto muito feliz, que desperta o espírito do carnaval”, disse a secretária.

O presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural, Vinicius Palmeira, estava presente e ressaltou a importância da festa. Segundo ele, o resgate do frevo tem que ser trabalhado, é uma época de construção e todos devem participar.
 
O programa IZP na Folia contará com 15 edições, com exibição das 8h ás 9h30, pela Rede de rádios, Educativa FM (Arapiraca, Porto Calvo e Maceió) e com reapresentação às 13h, pela Rádio Difusora. A exposição “Alagoas de Tradições e Ritmos”, acontece do Espaço Cultural Linda Mascarenhas, no período de 21 de janeiro a 28 de fevereiro.

IZP na Folia fala sobre a cobertura das prévias de Maceió


O IZP na Folia desta segunda-feira (03) contou com a presença da equipe de reportagem que fez a cobertura do Jaraguá Folia e do Pinto da Madrugada.

 Ingryd Farias

O programa IZP na Folia desta segunda-feira (03), recebeu a equipe de reportagem que fez a cobertura das prévias carnavalescas de Maceió. Os repórteres e apresentadores Fabrício Camboim, Givaldo Kleber, Sandro Barros, Gal Monteiro, Ricardo teles, Bartolomeu Dresh,  Ivan Barsand e Elias Ferreira, que ficaram em stands montados no Jaraguá Folia e no Pinto da Madrugada, falaram sobre os eventos e destacaram a alegria dos foliões.

Segundo o apresentador Elias Ferreira a festa e a transmissão foram muito boas “tinha muita gente, e com certeza deu pra cumprir o nosso objetivo” disse o jornalista.


Alem da equipe de reportagem do IZP, alguns coordenadores de blocos participaram do programa por telefone e contaram do sucesso dos desfiles.“Com bastante segurança e uma ótima iluminação, a festa aconteceu com muita tranqüilidade” disse o coordenador
do Jaraguá Folia, Edberto Ticianeli”

O programa IZP na Folia contará com 15 edições, com exibição das 8h ás 9h30, pela Rede de rádios, Educativa FM (Arapiraca, Porto Calvo e Maceió) e com reapresentação às 13h, pela Rádio Difusora. A exposição “Alagoas de Tradições e Ritmos”, acontece do Espaço Cultural Linda Mascarenhas, no período de 21 de janeiro a 28 de fevereiro.