Ads 468x60px

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

IZP na Folia reforça carnaval de Alagoas com programa de auditório


O palco do Teatro Linda Mascarenhas abriu ‘alas’ e suas cortinas pelo terceiro ano consecutivo para o carnaval e a cultura de Alagoas passarem.

por Wellington Santos e Iranei Barreto

Com adornos de confetes, máscaras e serpentinas no programa de auditório montado nesta sexta-feira (1º), o IZP na Folia, do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP), sob o comando do jornalista Marcos Guimarães, brindou os ouvintes com o ‘desfile’ de pérolas do cancioneiro popular da época momesca, como marchinhas, frevos, sambas, batuques e maracatus que continuam vivos na memória dos foliões alagoanos.

O programa foi transmitido ao vivo, diretamente do Linda Mascarenhas, com direito a público na plateia, banda de frevo e participação especial de artistas, produtores culturais e integrantes de blocos carnavalescos. A atração foi transmitida simultaneamente pela Rede Educativa FM (Maceió, Arapiraca e Porto Calvo) e Rádio Difusora de Alagoas.

Esta edição do programa de auditório ao vivo levou ao palco os Seresteiros da Pitanguinha, a Orquestra Filarmônica Raul Ramos, de Pilar, passistas, além da participação de servidores do Instituto e de foliões que desfilarão nas prévias carnavalescas de Jaraguá e Maceió Folia, no fim de semana.

“Este ano, o IZP na Folia trouxe como novidade a exposição ‘Alagoas de Tradições e Ritmos’, em cartaz no Linda Mascarenhas até o próximo dia 28 de fevereiro, além da extensão do programa na semana que antecede o carnaval”, informa o jornalista Marcelo Sandes, diretor-presidente do IZP.

A exposição é aberta ao público das 8h às 16h. Sandes explica que a mostra traduz as manifestações carnavalescas de Alagoas por meio de alegorias, máscaras, imagens e da visão de 14 artistas plásticos que estão com suas obras temáticas expostas.

Contribuição

Em meio à animação e entoação de marchinhas com viés de um carnaval romântico e sátiras políticas no auditório do Linda Mascarenhas nesta terceira edição do IZP na Folia, o médico Emanoel Fortes, um dos coordenadores do grupo musical Seresteiros da Pitanguiinha, ressaltou a importância da iniciativa.

“O poder público, através do IZP, tem dado nesses três anos consecutivos uma contribuição imensurável a Alagoas por meio desse debate para a discussão do ressurgimento e preservação da nossa cultura, trazendo à tona todas as vertentes e matizes do carnaval”, destacou o médico folião.

Além de toda a programação, o projeto do IZP na Folia conta ainda com um blog onde é possível ter acesso a todos os acontecimentos das edições anteriores e atual por meio de imagens, vídeos e gravações.

Brevemente, os foliões de outros estados também vão poder conferir a exposição “Alagoas de Tradições e Ritmos”, que terá uma versão virtual, também no blog, que poderá ser acessado através do endereço www.izpnafolia.blogspot.com.br.
 
Como extensão da programação, o IZP também fará a cobertura ao vivo das prévias através das Rádios Educativas e Difusora, além da TV Educativa, que fará gravações para programas especiais e flashs dos locais onde os eventos estarão sendo realizados. As transmissões têm início já nesta sexta-feira (01), a partir das 20h, no Jaraguá Folia, e no dia seguinte, com o Pinto da Madrugada e a Turma da Rolinha, a partir das 10h.

Outro viés da campanha é a veiculação dos institucionais “IZP na Folia: Histórias de Carnaval”, com a participação de foliões e incentivadores do carnaval alagoano.

“O IZP é hoje em Alagoas um grande prestador de serviço e um referencial da expansão da nossa cultura, que tem proporcionado programa de auditórios como este, entrevistas com os representantes de blocos, escolas de samba e todos aqueles que contribuem para a preservação desta festa popular”, completou o professor Eraldo Ferraz, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e representante de um dos blocos presentes no IZP na Folia.

0 comentários:

Postar um comentário